O que é cirurgia de bypass gástrico ‘ Roux -en- Y’ ?

A cirurgia de bypass gástrico tem duas partes :
Weight-Loss-Surgery-Improves-Glucose-Control-in-Diabetes-Patients
Criação de uma pequena bolsa estomacal

Durante esta parte da cirurgia , o estômago é dividido em grande parte, e uma parte muito menor. A pequena parte do estômago é então grampeada para fazer uma pequena bolsa. A pequena bolsa de estômago aguenta mais ou menos uma xícara de alimentos.Com estômago tão pequeno, as pessoas se sentem satisfeitas rapidamente e com pouca quantidade de alimento.

Criação (bypass) ” Roux -en-Y”

Nesta parte da cirurgia , a nova pequena bolsa estomacal é desligada da  primeira parte do intestino delgado (duodeno). O cirurgião então religa o estômago a uma porção do intestino ligeiramente mais baixo (o jejuno – Intestino grosso)

Depois do roux-en-Y(bypass gástrico), o alimento passa diretamente do estômago para o jejuno, sem passar pelo duodeno. Isto leva a uma redução da absorção de calorias e nutrientes.

Geralmente,  o bypass gástrico é realizado por laparoscopia (usando ferramentas e cameras inseridas através de pequenas incisões na barriga ). Quando a laparoscopia não for possível, o bypass gástrico pode ser aberta. Isto implica uma grande incisão no meio do ventre .

O que esperar após a cirurgia de bypass gástrico

Complicações
Quase 10 % das pessoas têm complicações após a cirurgia de bypass gástrico. Estes são geralmente pequenos e incluem:
infecções de feridas
    problemas digestivos
    úlceras
    hemorragia

Cerca de 1% a 5 % das pessoas têm complicações graves ou com risco de vida após a cirurgia de bypass gástrico, tais como:

Coágulo sanguíneo ( embolia pulmonar)
    ataque cardíaco
    Vazamento nas conexões cirúrgicas com os intestinos
    Infecção grave ou hemorragia

O risco de complicações é menor nos centros que realizam mais de 100 cirurgias de perda de peso por ano. E, quando realizada por um cirurgião altamente experiente , as mortes no mês após a cirurgia de bypass gástrico são raros : cerca de 0,2% para 0,5% (menos de uma em cada 200 pessoas) .

Recuperação
Após a cirurgia de bypass gástrico, as pessoas costumam ficar no hospital por dois a três dias e voltar à atividade normal dentro de duas a três semanas.

Perda de peso
A perda de peso após a cirurgia de bypass gástrico é muitas vezes dramática. Em média , os pacientes perdem 60% do seu peso extra. Por exemplo, uma pessoa de 350 libras, que tem  200 libras acima do peso perderiam cerca de 120 libras.

Melhorias na Saúde
Muitos problemas de saúde relacionados com a obesidade melhoram ou mesmo desaparecem após a cirurgia de bypass gástrico. Os mais comuns são diabetes, hipertensão arterial, asma e apneia obstrutiva do sono .

Suplementos Nutricionais
A diminuição da absorção de nutrientes pode causar problemas de saúde após o bypass gástrico. Os mais comuns são anemia e osteoporose, causada por má absorção de ferro e cálcio. Tomar suplementos e fazer exames de sangue regularmente podem reduzir o risco.

Mudanças de estilo de vida
Mesmo após a cirurgia de bypass gástrico, perda de peso requer motivação e mudanças no comportamento de uma pessoa. Adaptar-se a comer pequenas refeições varias vezes por dia pode ser difícil para algumas pessoas.

 O exercício é importante para manter o peso.

E Lembrando que:

Nós operamos o estômago, e não a cabeça… Não temos mais tanta fome, e não conseguimos comer o mesmo tanto, mas as vontades nem sempre passam!

 Sue Lamin – Beleza em Alta

 








Obrigada por se increver no Blog!