‘Livre-se da canga e curta o verão’.

Olá pessoal
Tudo bom com vocês?
Hoje eu vim trazer pra vocês uma matéria muito interessante que assisti no encontro com Fatima Bernardes.
 
Você já deixou de ir a praia ou piscina por estar acima do peso? Bom, eu amo o verão, e ODEIO usar maiô, mas como meu peso estava MUITO acima, eu tive que adaptar a essa vestimenta. Mas não deixava de aproveitar, principalmente pelo fato de ter filhas pequenas, não achava justo deixa-las em casa porque eu não estava bem.
 
Lindas e fora dos padrões. E daí? Cacau Protásio, Simone Gutierrez, Mariana Xavier e Fabiana Karla posaram juntas e de roupa de banho – ou seja, usando biquíni e maiô,  na Prainha, na Zona Oeste do Rio, para um manifesto bem-humorado e consciente contra o preconceito às formas voluptuosas de grande parte da população brasileira.
gordelicias_by_janderson_pires_canga
 
Orgulhoso, o quarteto postou – cada uma em seu próprio Instagram – a mesma foto em que aparecem felizes, se divertindo e jogando suas cangas para o alto. “Queremos dizer para as mulheres comuns que não é preciso ter um corpo de verão. É preciso ter um corpo e aproveitar o verão sem neurose”, conta Mariana Xavier, atriz de “Minha mãe é uma peça” e “Além do horizonte”.
 
O que motivou a reunião das “gordelícias”, como se refere a si e às amigas Fabiana Karla, foi uma publicação de blogueiras na qual ensinavam a mulher que se deu mal na dieta a não ir à praia: “Até se cercar de crianças para fazer um buraco na areia e depois entrar nele mandavam. Ou andar com roupas largas e estampadas. Tinha até um tópico que dizia para a mulher acima do peso não ir à praia. Ficamos chocadas com isso e decidimos nos manifestar. Saúde sempre, mas vivam a vida sem essa cobrança. A sociedade está criando uma geração de bulímicos neuróticos”, dispara Mariana.
 
Cacau Protásio, que no momento faz reeducação alimentar e já eliminou 13 quilos, diz que jamais sofreu o preconceito na carne. “Se sofri, nem percebi. Acho que evoluímos muito. Estamos trabalhando na televisão, mesmo não estando dentro dos padrões que o mundo insiste em ter. Acho que representamos uma grande parte de mulheres que precisam estar bem com sua autoestima. Sempre tive a minha lá no alto”, explica ela, que hoje aprendeu a comer melhor: “Não quero ficar linda e gostosérrima. Estou fazendo reeducação porque preciso estar saudável e a gordura não é saúde. É difícil? Muito. Tem hora que quero comer um doce. Mas aprendi a controlar a comida e não ela a me controlar”, desabafa.
 
A ideia de Cacau, Mariana, Simone e Fabiana Karla era uma reunião de amigas na praia, sem que houvesse uma grande produção por trás. Chamaram o fotógrafo Janderson Pires para registrar o momento. “Pedimos a ele que não houvesse retoque, e pelo que vi não houve mesmo. Todas as minhas gordurinhas estão ali (risos). Lógico que a gente dá um truque, coloca o braço pra cima, como qualquer mulher, gorda ou magra, faria”, justifica Mariana, que às vezes usa maiô na praia: “Mas achei importante levar meu biquíni e mostrar como sou de verdade”.
 
Simone Gutierrez, que sempre foi gordinha, mas teve que ganhar alguns quilinhos para viver a vedete Serena em “Joia rara”, acredita que a foto das quatro pode, inclusive, incentivar outras mulheres a fazerem o mesmo. “Adoraria que isso acontecesse. Em 2014 temos um preconceito tão grande ainda contra as diferenças é de um retrocesso sem limites. Ninguém vê um gordo em propaganda de xampu, em editorial de produtos de beleza. Está mudando? Sim, mas não sejamos hipócritas, as gordinhas não são vistas como belas”, avalia ela, que só não posou de biquíni para a foto, por falta de tempo: “Não tive como comprar um a tempo. Mas adoraria ter posado de biquíni. Como fiz anos de dança, o maiô acaba sendo minha peça favorita para ir à praia por questão de conforto”.
 
Fabiana Karla, que também postou a foto, criou até hashtags para o clique: “Não é a gente que tem que ser gostosa pro verão, é o verão que tem que ser gostoso pra gente! Saúde sim, neurose não. Tendência da estação é o amor próprio! Cangas ao alto! Manifesto pelo respeito às diferenças, escreveu.
(Fonte da Matéria http://ego.globo.com/)
gordelicias_by_janderson_pires_007
 
E você, não deixe de curtir essa estação maravilhosa por causa dos quilinhos a mais!
Saia da toca… e lembre-se, elas não estão fazendo apologia a gordura, apenas acham que ninguém deve viver dentro de um buraco por não estar dentro do que a sociedade tenta implantar como padrão de beleza!
 
Super beijo e ate o próximo post,
 
Sue Lamin
 

Obrigada por se increver no Blog!