Cirurgia Bariátrica e a Queda de Cabelo

182647_534381613250013_689675534_n
 
Uma das maiores preocupações que muitas pessoas têm(especialmente mulheres) sobre a cirurgia bariátrica é quanto a perda de cabelo. Acontece em muitas pessoas e pode ser muito traumático ver uma grande quantidade de fios descer pelo ralo do chuveiro, ou cair entre os dedos.
As perguntas mais comuns são: quanto cabelo se vai perder? Será que vou ficar careca ou? E quão rapidamente ele vai crescer de volta? O mais importante: O que posso fazer para minimizar a perda de cabelo e maximizar o crescimento?
 
Por Que o Cabelo Cai Após a Cirurgia Bariátrica?
 
O primeiro de tudo a se saber é que todo mundo perde o cabelo todos os dias, como parte do ciclo natural de crescimento do cabelo. Mas, depois de cirurgia para perda de peso, nosso corpo é forçados a viver em quantidades drasticamente mais baixas de calorias. Para compensar a redução, todos os demais nutrientes são canalizados para os órgãos que mais necessitam deles. E os cabelos não são um deles.
Então, de repente, o cabelo deve ficar sem os nutrientes que precisa para crescer. E tem que compensar essa perda. Ele suspende temporariamente produção de novos cabelos para manter os existentes com seus nutrientes. Sem mencionar o fato de que os hormônios são produzidos em quantidade menor após a cirurgia e, enquanto toda a gordura que está sendo metabolizada, o corpo precisa se reorganizar em sua nutrição. O resultado: o cabelo começa a cair.
 
Como Minimizar a Queda de Cabelo Depois da Cirurgia Bariátrica
 
Uma vez que a maior razão da perda de cabelo após a cirurgia parece ser a falta de nutrientes. Eles não vão mais serem enviados com os folículos pilosos. Logo, faz sentido que o envio de mais nutrientes para o corpo minimize a perda de cabelo.
Perder cabelo todos os dias é normal e isso não se pode evitar. Mesmo sem a cirurgia para perda de peso, você perde um certo número de cabelos todos os dias. Depois, você vai perder mais. Isso não pode ser evitado, então não se assuste se isso acontecer após a cirurgia.
Mas há coisas que você pode fazer para ajudar seus fios. Primeiramente certifique-se que você está recebendo a sua proteína diária. Alguns médicos recomendam 60 gramas de proteínas a serem ingeridas ou mais por dia. Para algumas pessoas pode ser ideal 80 gramas em alimentos pobres em gordura, tanto para perda de peso e para o cabelo.
O cabelo é construído com a proteína. Então, certificando-se de que você está tomando e/ou comendo proteína todos os dias, irá manter o cabelo saudável. Pelo menos, mais saudável. Pode ser em frutas, grãos, carne, dentre outros meios. Para não ir de encontro a sua cirurgia, procure um médico especializado para recomendar alimentos próprios para seu cabelo sem afetar seu regime.
Como Manter o Cabelo Saudável Após a Cirurgia Bariátrica
Quaisquer permanentes, pinturas e tinturas danificam seu cabelo e devem ser evitados neste momento. Tingir o cabelo, um dos atos mais simples, pode deixar o fio um pouco mais grosso, o que pode dar-lhe a aparência de saudável. Contudo, irá retirar um pouco dos seus nutrientes e ele pode cair ainda mais.
Uma das melhores maneiras de obter mais nutrientes para seu cabelo e, portanto, mantê-lo saudável é aumentar o fluxo de sangue para o couro cabeludo. Para isso, o que pode funcionar é massagear o couro cabeludo. Pode ser uma vez ao dia ou a cada dois dias, mas pode ajudar bastante a manter seu fio bonito e saudável.
Você já reparou quando você está no salão de beleza o profissional costuma fazer massagem em seu couro cabeludo enquanto lava? Tal ato é voltado para muito mais do que obter uma cabeça limpa. Eles fazem isso porque é bom para o couro cabeludo e os cabelos. A massagem envia mais sangue para o couro cabeludo e ajuda a soltar os músculos do couro da região.
Você pode massagear o couro cabeludo a qualquer momento, desde que seu cabelo não esteja molhado. Use as pontas dos dedos(nunca as unhas) e esfregue em pequenos círculos. Quando o couro cabeludo estiver com mais sangue, você vai sentir um formigamento e saberá que o sangue fluindo. Massageando entre 5 a 10 minutos a cada dia vai ter levar uma saudável para seu cabelo.
O cabelo também necessita de cuidados especiais, principalmente após uma cirurgia estressante como a bariátrica. Realmente importa que tipo de shampoo e condicionador irá usar. O cabelo saudável vem de um couro cabeludo saudável. Use itens de linha especial de cuidados com o cabelo, formulado exclusivamente como cuidar da pele do couro cabeludo. Tais itens funcionam para proporcionar um ambiente ideal para couro cabeludo, tanto para minimizar a perda de cabelo e estimular o crescimento mais rápido e saudável.
Use produtos caso seja necessário. Você pode encontrar suplementos de pele, cabelo e unhas em quase qualquer farmácia ou loja de alimentos saudáveis. Mas como com todas as vitaminas, eles não são todos iguais. Peça uma ajuda aos médicos que estão te acompanhando após a cirurgia.
 
Super Beijo e até o próximo Post!
Sue Lamin

3 comments on Cirurgia Bariátrica e a Queda de Cabelo

  1. Renata
    março 18, 2014 at 7:34 am (4 anos ago)

    Adorei a materia ;) bjs

    Responder
  2. lela3132
    março 23, 2014 at 1:28 pm (4 anos ago)

    Vou dar Mais carinho pra minha cabecinha depois disto tadinha ririri amei o artigoamiga bjocassss eu Lela

    Responder

Obrigada por se increver no Blog!